28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

Antes de mais nada, nosso MUITO OBRIGADO a todos os voluntários que contribuem ou já contribuíram com a Consciência Solidária, doando de si ou doando ou do seu. Nosso mais sincerro agradecimento!

No dicionário

Segundo a definição do tradicional dicionário Aurélio, voluntário é:

“aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria”

A palavra tem sua origem no latim, “voluntariu”. Pode-se dizer que o voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo e sua habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca, muitas vezes até mesmo sem nem conhecer quem está sendo beneficiado por aquela atitude.

Brasileiro é solidário

Segundo pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência de 2011 (veja a pesquisa aqui), cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou seja, um em cada quatro brasileiros doam ou já doaram parte do seu tempo livre para fazer sua parte na construção de um mundo melhor.

No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985, foi instituído como sendo o Dia Nacional Do Voluntariado, por meio da Lei Nº. 7.352 daquele ano.  Já em 1995, a socióloga Ruth Cardoso fundou a Comunidade Solidária que, por meio do Programa Voluntários, fortaleceu as ações sociais no País, estimulando a criação de mais de 40 Centros de Voluntários nas principais cidades brasileiras.

Nosso muito obrigado

Sem vocês, voluntários, a Consciência Solidária não poderia ser solidária. E só com “consciência”, sem ação, não se muda o mundo. ❤️


1 Comentário

  1. Bernardete Pacheco

    O pai da homeopatia – Dr Hanneman, em suas pesquisas sobre saúde, observou que dentre os fatores que mantinham o organismo saudável estava a dedicação ao bem do coletivo.
    Votos de saúde e alegrias aos voluntários que agem no aqui e agora.
    B. Pacheco/ Projeto ContaComigo, Voluntários Contadores de Histórias

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+