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Triagem auditiva de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, com idade media entre seis e oito anos, matriculadas em escolas da Rede Municipal de Ensino de Atibaia (SP).

Objetivo Geral

Avaliar a audição das crianças em idade escolar matriculadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), visando garantir o direito à educação das pessoas com deficiência auditiva.

 

Objetivos Específicos

  • Identificar a deficiência auditiva em crianças cursando o primeiro ano do ensino fundamental;
  • Fornecer subsídio para o desenvolvimento de ações estratégicas da Secretaria de Educação municipal no suporte e acompanhamento dos alunos com deficiência auditiva.
  • Triagem auditiva em crianças com idade media entre 6 e 8 anos de idade, matriculados no primeiro ano das EMEF do município da Atibaia;
  • Exame Otoscópico das crianças compreendidas neste universo;
  • Triagem audiológica através de avaliação de Emissões Otoacústicas Evocadas – EOA e
  • de Audiometria;
  • Orientação aos pais sobre a avaliação, tratamento e acompanhamento das crianças
  • quando necessário;
  • Encaminhamento para tratamento das crianças que apresentarem resultado alterado possibilitando seu desenvolvimento psíquico e intelectual.

 

 


Projeto Ouvir atende 990 crianças em 2014

Publicado por em 24.out.2014 em Destaque, Ouvir | 0 comentários

Projeto Ouvir atende 990 crianças em 2014

ouvirO Projeto Ouvir fez triagem auditiva em 990 crianças, todas matriculadas no primeiro ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) do município da Atibaia, visando a levantar possíveis distúrbios de audição e garantir o direito à educação das pessoas com alguma deficiência auditiva.
Além disso, o projeto objetiva fornecer subsídio para o desenvolvimento de ações estratégicas da Secretaria de Educação municipal no suporte e acompanhamento dos alunos com alguma deficiência auditiva. Além do encaminhamento médico para diagnóstico e tratamento das crianças que apresentarem resultado alterado na triagem, possibilitando um desenvolvimento psíquico e intelectual normal para elas.

Audição

A audição exerce papel fundamental nas etapas do desenvolvimento da criança, seja garantindo informações que favoreçam a aquisição da linguagem oral, seja assegurando a integridade do desenvolvimento escolar, alem de preservar aspectos sociais e psíquicos da criança.
A estreita relação entre audição e aquisição da linguagem é peculiar ao ser humano. Quanto mais pobre for a estimulação da audição, menor e menos efetiva será a aquisição da linguagem. Essa relação existente entre audição e desenvolvimento da linguagem torna o diagnóstico precoce das causas de deficiência auditiva extremamente importante.
Prevenir a perda auditiva é uma forma de proteger e impedir que a criança sofra os efeitos funestos provocados pela falta de estimulação auditiva sobre a função da linguagem. Cerca de 50% das perdas auditivas poderiam ser evitadas ou suas seqüelas diminuídas, se ocorressem precocemente medidas de identificação, diagnóstico e reabilitação.
Atualmente, é realizado o “Teste da Orelhinha”, a triagem auditiva neonatal, que é realizada nos dias que se seguem ao nascimento. Esta triagem é realizada em todos os serviços de Berçário do nosso município, mas em alguns serviços isso só foi iniciado há cerca de 3 anos.
O projeto foi elaborado pela ONG Consciência Solidária para ser desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município de Atibaia, por se tratar de uma triagem e não de “tratamento para a deficiência auditiva”.

Anos anteriores

Em 2011, dos 1.581 alunos matriculados, 34 apresentaram com algum tipo de alteração auditiva. Em 2012, dos 1.421 alunos matriculados, 76 apresentaram algum tipo de alteração auditiva. E em 2013, dos 900 alunos matriculados, 25 apresentaram algum tipo de alteração auditiva.
A finalidade da triagem audiológica, sempre em crianças do 1º ano do ensino fundamental, neste ano e nos anos seguintes é para que se possa abranger toda a população em idade escolar nesta avaliação no período de 4 anos, a contar de 2011.

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